Segundo o cirurgião plástico Otávio Machado de Almeida, da Rede Américas, os pacientes devem procurar se informar muito bem sobre as implicações dos procedimentos e seus possíveis resultados antes de se decidirem por realizá-los. Rinoplastia (nariz);Rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal que pode ser com objetivo de estética ou corretiva, para melhorar a respiração. Serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. A cirurgia plástica, quando feita nas pálpebras superiores, trabalha na lipoaspiração retirada do excesso de pele e, claro, também das bolsas de gordura que ficam na parte interna da pálpebra. A Blefaroplastia é, basicamente, uma cirurgia plástica que tem o objetivo de remodelar a região das pálpebras superiores e das inferiores. A intenção é diminuir a quantidade de rugas, retirar as bolsas de gordura e dar uma aparência mais jovem em volta dos olhos.
Algumas cirurgias plásticas, como rinoplastia e blefaroplastia, são consideradas reversíveis em grande parte. No entanto, mesmo nesses casos, podem restar algumas cicatrizes ou alterações sutis na aparência. É comum que o paciente experimente inchaço, dor e desconforto nas primeiras semanas. O seguimento com o cirurgião plástico é essencial para monitorar a cicatrização e garantir que o paciente esteja se recuperando adequadamente, além de receber orientações sobre cuidados com a área operada. Além disso, a cirurgia plástica pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar geral do paciente.
Esses objetivos visam melhorar a função de uma parte do corpo que foi danificada ou deformada. Por exemplo, a cirurgia plástica pode ser usada para reparar um defeito congênito, reconstruir um seio após um câncer ou reparar uma lesão traumática. Escolher um cirurgião plástico para realizar o seu procedimento é uma decisão extremamente importante que requer atenção e cuidado, afinal, o resultado da cirurgia depende em grande parte da habilidade e experiência do profissional escolhido. Cada paciente é único e os riscos e benefícios da cirurgia plástica podem variar de acordo com suas condições de saúde, tipo de procedimento e outros fatores. Não só é possível fazer mais de uma cirurgia facial de uma vez como, muitas vezes, é recomendado. Em muitos casos, a cliente não consegue alcançar os resultados desejados com apenas um procedimento e o cirurgião recomenda que ela faça mais de uma cirurgia.
Portanto, a alta autoestima pode se referir a uma avaliação precisa, justificada e equilibrada de seu valor como pessoa, seus sucessos e competências. Seguindo a mesma lógica, a baixa autoestima pode ser uma compreensão precisa e bem fundamentada na percepção pessoal das deficiências de alguém como pessoa ou uma sensação distorcida e até patológica de insegurança e inferioridade5. Na Rede Américas, cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência de cuidado completa. Somos uma rede de hospitais de alto nível, com estrutura moderna, tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados.Mais do que centros de saúde, somos ambientes de excelência, onde inovação e acolhimento caminham juntos. Na Rede Américas, o cuidado vai além da medicina, ele é humano, empático e comprometido com o seu bem-estar.
Quando feita para reduzir o queixo, a cirurgia é bastante invasiva, porque altera a estrutura óssea da região. O resultado, no entanto, é definitivo, diferentemente do que acontece com outros procedimentos estéticos. Assim como em várias outras partes do corpo, também é possível fazer uma lipoaspiração no pescoço e a esse procedimento damos o nome de Lipoaspiração da Papada. Trata-se de uma cirurgia estética para reduzir o volume de gordura na região da face, melhorando o contorno da mandíbula e a autoestima da cliente. A Rinoplastia Preservadora é uma técnica avançada de Rinoplastia que, no Brasil, é realizada de forma pioneira pelo cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo. Trata-se de uma alternativa à tradicional cirurgia do nariz, que causa menos trauma e acelera o período de recuperação, minimizando a dor sentida pela cliente e permitindo que ela retorne às suas atividades sociais em poucos dias.
No geral, esse procedimento é recomendado para clientes a partir de 50 anos, visto que é nessa idade em que os sinais do envelhecimento começam a ficar mais latentes. A cirurgia consiste em esticar a pele do rosto para trás e para cima, tirando o excesso de pele e gordura. O procedimento pode ser realizado sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Já o domínio ambiente apresentou o menor índice no referido coeficiente, mas mesmo assim ainda com significância estatística (Tabela 3).
A região poderá ficar com manchas roxas e inchada nos primeiros dias e os resultados levam em média de 30 a 90 dias para serem totalmente percebidos. Mamoplastia (mamas);Mamoplastia é o nome dado à cirurgia plástica feita nas mamas humanas, podendo ser de aumento, quando acrescenta-se materiais como o silicone, ou de redução, quando o médico retira parte do tecido mamário para reduzir seu volume. Se você está procurando por maneiras eficazes de melhorar a aparência do seu abdômen, tanto a abdominoplastia quanto a lipoaspiração poodem ajudar a alcançar seus objetivos. Neste procedimento, é comum que o paciente tenha pele sobrando na região dos olhos, por isso, o procedimento é através de uma incisão feita na parte interna da pálpebra, na conjuntiva ocular. Portanto, o resultado costuma ser conforme o esperado, em que se tem cicatrizes discretas.
Definição e Objetivos
Combinar mais de um procedimento pode ser bastante vantajoso para a cliente, não só potencializando os resultados, como otimizando o investimento, visto que ela arcará com alguns dos custos médicos apenas uma vez. Caso essa combinação seja um desejo seu, a recomendação é que você discuta a possibilidade com o seu cirurgião, que é quem vai determinar a viabilidade de realizar mais de uma cirurgia. Estes dados corroboram com a pesquisa de Santos et al.2, que apresentou resultado de crescimento da autoestima em pacientes submetidas a mamoplastias através da evolução dos escores aplicando a Escala de Autoestima de Rosenberg. Foi verificado um aumento importante na qualidade de vida quando comparados os valores da pontuação geral no pré-operatório (91,59±12,68 pontos) e pósoperatório (108,22±9,26 pontos) através do WHOQOL-Bref. Para quem deseja realizar um procedimento estético, mas não pode arcar com o valor à vista, existe a opção de financiamento ou consórcio de cirurgia plástica. Todos os exames são importantes, pois eles dão um parâmetro ao médico sobre as condições de saúde do paciente, inclusive se ele possui alguma doença que pode impedir o procedimento.
Normalmente, é uma anestesia local, mas pode ocorrer sedação, a depender do paciente e de suas condições para passar pelo procedimento. Além disso, o médico sempre fará uma avaliação geral das condições de saúde do paciente. Se ele sentir que a pessoa não está em condições, então irá explicar as razões e como reverter.
Outro ponto que deve ser levado em conta sobre essa cirurgia, segundo o especialista, é que a lipoaspiração é indicada para pessoas jovens e sem flacidez. "Quando um paciente com flacidez faz lipoaspiração o resultado será um agravamento do problema", afirma. Focada em restaurar a função e a aparência de uma parte do corpo que tenha sido afetada por defeitos congênitos, acidentes, doenças ou infecções. São Paulo é referência nacional em cirurgia plástica, reunindo clínicas com tecnologia de ponta, equipe altamente qualificada e estrutura completa.
Marque sua avaliação com quem entende de cirurgia plástica
Independentemente do tipo de cirurgia, é fundamental realizar uma avaliação com um cirurgião qualificado para garantir resultados seguros e satisfatórios. No caso da avaliação do impacto da cirurgia plástica na qualidade de vida dos pacientes participantes desta pesquisa, utilizamos o WHOQOL-Bref. Os resultados demonstrados desta pesquisa nos mostram a importância da cirurgia plástica para o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes, o que leva a refletir diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Já um estudo transversal prospectivo8 avaliou 49 pacientes com idade entre 30 e 40 anos que foram submetidas a cirurgia plástica periorbitária (blefaroplastia). Aplicando a Escala de Autoestima de Rosenberg no período pré-operatório, 30 e 90 dias após a cirurgia, observou-se melhora da autoestima nas pacientes submetidas a este procedimento.
Nesse procedimento, o cirurgião retira o excesso de pele e gordura das pálpebras, preenche sulcos e deformidades e reposiciona as estruturas da região, garantindo uma aparência mais jovial para a cliente. A avaliação do bem-estar físico e psicossocial dos pacientes deve ser rotina entre os profissionais de saúde. Assim, através deste estudo, concluímos como a cirurgia plástica em si pode estar em uma importante posição na terapêutica de melhoria da autoestima, refletindo, portanto, em uma melhor qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo conhecer as características sociodemográficas e clínicas de pacientes submetidos a cirurgia plástica, além de analisar o efeito e impacto da cirurgia plástica na autoestima e qualidade de vida destes pacientes.
– Quais os cuidados necessários no pós-operatório?
Ela pode ser realizada para tratar deformidades congênitas, sequelas de traumas e queimaduras ou para melhorar a aparência física. Já as cirurgias estéticas no rosto , por sua vez, são mais indicadas para o público a partir dos 40 anos. O Brasil é, atualmente, o país que lidera o ranking em número de cirurgias plásticas estéticas no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, são feitos anualmente mais de 1,5 milhão de procedimentos do tipo. Isso é equivalente a 13% do total mundial e mais do que o volume registrado nos Estados Unidos, país que passou a ocupar o segundo lugar com 1,45 milhão de cirurgias. Entre os mais procurados estão a rinoplastia, bichectomia, lifting facial e a mentoplastia (queixo).