Entendeu como o processo de transformação do mercado digital está em pleno vapor? Empresas que compreendem a dinâmica do meio digital conseguem prosperar em um segmento cada vez mais conectado. A ideia é explorar os novos meios de venda digital — redes sociais, e-commerce, eventos de lançamento e marketplaces — para potencializar o desempenho de sua equipe comercial. Esse seria um problema ligado à marca ou o próprio mercado vive uma tendência de retração? Existem diversas plataformas que podem ser usadas, inclusive, as redes sociais.
Para obter esses dados, recorra às plataformas ou redes sociais, como o Google Analytics e o Facebook Analytics. Saiba quais canais de comunicação (e-mail, redes sociais, celular) ela geralmente usa. Portanto, no mundo digital, é fundamental ter uma “mente multiplataforma” e desenvolver um site com layout responsivo. Esse modo de relacionamento com o usuário é uma estratégia eficaz de Marketing Digital, presente no cotidiano de empresas e empreendedores por todo o mundo. Estar atento às tendências e à inovação é essencial para sobreviver no mercado digital.
O que é o comércio virtual?
Existem funções para criar ofertas relâmpago, criador de banners, recomendações de produtos e muito mais. A sua empresa pode ter um site ou loja virtual própria e através dela vender os seus produtos ou serviços, também é possível recorrer a sites de terceiros, como Mercado Livre e OLX. Vale lembrar, no entanto, que as redes sociais dificilmente podem se tornar um canal com alto volume de vendas. Isso porque elas não oferecem funcionalidades como métodos de envio e pagamentos, duas coisas necessárias para escalar seu negócio. Desde a lojinha do Instagram até o Marketplace do Facebook, são muitas as opções para comercializar produtos nessas plataformas. Eles permitem que diferentes lojistas façam ofertas de produtos, funcionando como um shopping.
O que falta para você entrar no mercado digital?
Ainda que você e seu time trabalhe em um horário específico, os consumidores podem encontrar seu site a qualquer momento e seu e-commerce continua registrando pedidos. O isolamento social, medida tomada para conter o avanço da Covid-19 no país, foi um dos grandes responsáveis por acelerar o crescimento do comércio digital no Brasil. Contar com um Time de Sucesso do Cliente para esclarecer dúvidas relacionadas ao uso da plataforma de e-commerce, por exemplo, é fundamental. Por diversas vezes, quando percebemos, estamos muito mais inseridos nesse mundo digital do que nós pensávamos.
Por conta disso, o conteúdo visual, seja ele em imagem ou vídeo, apresenta atualmente as maiores taxas de engajamento com o público. Isso é importante porque os consumidores modernos estão muito mais exigentes e, querendo ou não, isso reflete no funcionamento do mercado digital. O mercado digital funciona a partir das interações das pessoas com a internet, que podem acontecer por meio de diversos dispositivos, como computadores, tablets e celulares. Um glossário especializado e elaborado cuidadosamente pode ser a chave para atrair mais clientes e impulsionar as vendas da sua empresa de pequeno porte.
Entenda o seu mercado
Para quem deseja ingressar no mercado digital e não tem experiência na área, é uma ótima opção para ganhar dinheiro e trabalhar em casa. Escolha uma plataforma digital segura, que entregue as comissões de forma correta e que tenha funcionalidades diversas, que ajudará tanto o afiliado quanto o produtor a venderem mais. Para se ter uma ideia, esse é um dos segmentos mais promissores do mercado brasileiro. Basta aproveitar sua disposição para aprender e absorver o máximo de informações que conseguir. É importante que você tenha conteúdos que respondam as dúvidas quando as pessoas fazem buscas na internet. E quando falamos em Ecommerce, isso significa investir em marketing digital.
Nessa escolha, leve em consideração fatores como suporte prestado, opções de layout, integrações disponíveis e possibilidade de escalabilidade. Os fornecedores são, provavelmente, os parceiros comerciais mais importantes para um Ecommerce. Eles são os responsáveis pela entrega das matérias-primas ou dos produtos para a revenda e, por isso, têm uma influência direta na experiência do seu cliente. Dentro desses canais, a competição é grande, mas eles compensam por oferecerem um volume de tráfego alto, o que contribui para as vendas.
Hoje, a Shopify já tem mais de um milhão de usuários e já recebeu mais de US$ 100 bilhões em vendas na plataforma. Por ser código aberto, é preciso ter noção de programação para administrar os recursos que mencionamos aqui. Por isso, a plataforma pode apresentar dificuldade para quem não tem muita experiência com códigos. A WooCommerce é uma opção mais econômica em relação às outras, pois ter o WordPress já funciona para abrir a loja. Ela é indicada para pessoas que já têm um blog e que desejam começar a vender online. Como a ferramenta é gratuita, você paga apenas pelo WordPress, que tem preços que variam de R$ 26 a R$ 149.
Além disso, a Nuvemshop também tem suporte personalizado, funções de segurança e integração logística de forma nativa. Também é possível acompanhar a progressão da sua Cupom Amazon Beleza loja por meio de relatórios e estatísticas. É claro que é possível começar dessa forma, mas vai ser preciso ter um bom conhecimento de gestão de tráfego, por exemplo.