História do YouTube: Do Início Humilde ao Gigante Global
História do YouTube: Do Início Humilde ao Gigante Global

O YouTube permite que os usuários façam upload de vídeos, visualizem-nos, classifiquem-nos com likes e dislikes, compartilhem-nos, adicionem vídeos a playlists, denunciem, façam comentários em vídeos e que se inscrevam em outros canais. O YouTube é o serviço de streaming de TV número um do mundo, onde os usuários assistem bilhões de horas de conteúdo todos os dias. A audiência dos principais youtubers supera com frequência a dos grandes estúdios. O YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, está completando 10 anos em 2015. O site revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e se tornou um dos principais serviços do Google. Conheça mais um pouco sobre ele e alguns acontecimentos desde o seu lançamento até hoje.

Qual é a história do YouTube?

Em outubro de 2009, o YouTube ultrapassa 1 bilhão de vídeos visualizados por dia. No ano seguinte, o site ganha o sistema de joinhas e o aluguel de filmes completos. A revista TIME sente que a época estava mudando e coloca "You", isto é, "Você", como a pessoa do ano de 2006, por causa da explosão de conteúdos criados por gente comum e postado na internet.

Quem assume é ninguém menos que Susan Wojcicki (lê-se "Uodjísqui", como ela mesma explicou em uma entrevista). O YouTube nasce oficialmente em 14 de fevereiro de 2005, quando o trio Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim registraram o domínio youtube.com. Os três se conheceram quando trabalhavam no PayPal e saíram com dinheiro no bolso quando o eBay comprou o sistema de pagamentos. Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio.

Na época, não haviam sites que facilitassem a hospedagem de vídeos na internet por parte do usuário, e o trio criou o YouTube com essa proposta. O domínio foi publicado em 14 de fevereiro de 2005, e a ferramenta de upload, liberada em 23 de abril. O YouTube foi criado por três ex-funcionários do PayPal, que identificaram a necessidade de um serviço onde as pessoas pudessem facilmente hospedar e compartilhar vídeos na internet. Inicialmente, não era parte do Google, mas sim um projeto independente desses inovadores.

Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?

Esses primeiros obstáculos forjaram nos alicerces do YouTube um ethos de resiliência, adaptabilidade e, em ultima análise, um compromisso inabalável em conectar o mundo através da linguagem universal que é o vídeo. Fundado em 2005, o YouTube cresceu tanto em 15 anos de existência que tornou-se o segundo maior buscador da internet. Atualmente, o site fica atrás apenas do Google, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. Com o aumento do número de criadores de conteúdo, o YouTube lançou em 2007 o Programa de Parcerias do YouTube (YPP), permitindo que os criadores monetizassem seus vídeos através de anúncios. Desse ponto em diante, o Google ofereceria aos criadores de conteúdo original muito dinheiro para fazer vídeos exclusivamente para a plataforma.

Embora seja administrado de forma semi-independente (hoje sua CEO é Susan Wojcicki), o YouTube hoje é mais um dos diversos produtos do Google, integrado a várias de suas soluções. Jawed Karim, o menos conhecido dos três, focou em concluir seus estudos em Stanford após a criação do YouTube. Ele atuou menos ativamente na gestão da empresa, o que resultou em uma menor participação nos lucros da venda para o Google. Nesse meio tempo, Karim é um investidor ativo e profissional de TI, vender canal contribuindo com artigos na área. Através dessa esfera de conhecimento partilhado, surge uma polifonia de vozes, cada qual entoando suas verdades e descobertas. Nesse cenário, a educação deixa de ser uma avenida de mão única para se tornar um diálogo, um intercâmbio de ideias onde cada participante é simultaneamente mestre e aluno.

Primeiras funcionalidades do YouTube

Além disso, o YouTube tem a vantagem de ser uma plataforma de vídeo bem estabelecida, com muitos criadores de conteúdo experientes e bem-sucedidos. Muitos desses criadores já estão usando o Shorts para complementar seu conteúdo regular no YouTube. Lançado em 2020, Shorts permite aos usuários criar vídeos curtos e compartilhá-los na plataforma. O recurso vem sendo aprimorado constantemente, com novas ferramentas e recursos adicionados regularmente.

O site revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e se tornou um dos principais serviços do Google.

O YouTube também é uma fonte de renda para milhões de pessoas, que ganham dinheiro com a monetização dos seus vídeos, por meio de anúncios, patrocínios, doações, merchandising, etc. O vídeo foi gravado por Yakov Lapitsky, um amigo de Karim, que também foi o primeiro usuário a se registrar no YouTube, com o nome de usuário “jawed”. Filmado com uma câmera digital da Canon, que tinha uma resolução de 320 x 240 pixels, o vídeo foi convertido para o formato Flash, que era o mais usado na época, e carregado no site, que ainda estava em versão beta. Aliás, o vídeo tem apenas 19 segundos de duração, e atualmente tem mais de 298 milhões de visualizações e 15 milhões de curtidas. Se nos anos 1980 e 1990 os vídeos musicais eram esperados para serem assistidos na MTV, hoje os clipes são exclusivamente publicados no YouTube. A “regra” serve desde para grandes artistas donos de hits como para os pequenos artistas.

Atuo com análise e desenvolvimento de sistemas, sou graduando em Sistemas de Informação e tenho formação técnica em Informática. O YouTube continua a evoluir e inovar, introduzindo novas funcionalidades e expandindo sua presença global. O YouTube teve que implementar políticas rigorosas para lidar com discursos de ódio, fake news e outros conteúdos prejudiciais, mas essa tarefa continua a ser uma luta constante.

Assim como o conteúdo de Hellman, a maior parte do teor destes vídeos "invisíveis" do YouTube varia de neutro a extremamente positivo. Entre as descobertas, os pesquisadores estimam que o vídeo mediano foi assistido apenas 41 vezes; as postagens com mais de 130 visualizações estão, na verdade, no terço superior do conteúdo mais popular do serviço. Em outras palavras, a grande maioria do YouTube é praticamente invisível. Para desvendar esse lado do YouTube, McGrady e seus colegas criaram uma ferramenta que busca vídeos aleatoriamente. O mecanismo vasculhou mais de 18 trilhões de URLs potenciais antes de coletar uma amostra grande o suficiente para uma análise científica real. Passei o último mês mergulhado em uma das primeiras amostras verdadeiramente aleatórias do YouTube já coletadas fora da empresa.

No entanto, o crescimento de quase 300% em apenas um ano exigia transformações. Sendo assim, Chad (que estudara design) uniu-se aos programadores Steve Chen e Jawed Karim para desenvolver o site de vídeos. Depois de alguns meses de trabalho, o site foi ao ar em 14 de fevereiro de 2005. Encontrando o público onde os espectadores estão e colocando seu conteúdo no YouTube. Os fãs da conspiração da Covid puderam ver vídeos de “risco à saúde 5G” ou “chemtrail”, porque o algoritmo sabia que eles poderiam gostar de assistir. O YouTube se tornou um foco de desinformação, informações falsas e conspiração, pois usa um algoritmo de aprendizado por reforço que prioriza o tempo de visualização, mas não a precisão editorial.

Depois de algumas dezenas de vídeos, parei para assistir a uma jovem bailarina flutuando delicadamente pelo palco, indo e voltando na frente de uma multidão silenciosa. Aparentemente, este último vídeo se enquadra na categoria "outras coisas". "Se algum desses vídeos se tornasse viral, significaria que algo deu terrivelmente errado. Não é para isso que serve a maior parte do YouTube", explica Zuckerman. Você encontra pescadores na América do Sul acenando de um barco, ou dois operários da construção civil falando em hindi sobre a saudade que sentem de casa. Vídeos como estes se enquadram na categoria de conteúdo que ele chama de "amigos e família", em que todos os comentários e interações vêm de pessoas que parecem conhecer o usuário pessoalmente. No Sul da Ásia, por exemplo, Zuckerman diz que o YouTube e redes semelhantes parecem funcionar como uma ferramenta de mensagens de vídeo para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento.