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Para que servem os sulcos do pneu? Qual é o número ideal de canais?
Os pneus touring geralmente são projetados com padrões de piso assimétricos para um passeio silencioso. Se a maior parte do tempo que você passa no carro é dentro da cidade, os pneus touring são uma ótima opção. Essa é uma linha focada em veículos de baixa e média potência, tendo um maior custo benefício.
Além do perigo em si, o excesso ou a falta de ar fazem os pneus se desgastarem de modo desigual. O segundo tipo de TWI fica na faixa lateral e é formado por sulcos que, pelo fato de não encostarem no solo, aparentemente não deveriam ter essa função. Mas eles também são indicadores; portanto, quando o desgaste chegar neles, troque o pneu. Vale enfatizar que pneus gastos e não adequados ao terreno e ao veículo põem em risco as vidas do motorista e dos passageiros.
Caso a SUV sirva somente para passeios, é permitido usar pneus convencionais. Mas se o veículo puxar uma carreta, trailer, ou carregar muita carga com frequência, é melhor gastar um pouco mais com o pneu LT. Além disso, o pneu verde tem ótimo desempenho em pista molhada, o que reduz o risco de aquaplanagem. Os pneus verdes são mais leves, duram mais tempo e produzem menos ruídos. Esse tipo de pneu foi desenvolvido com o propósito de diminuir o consumo de combustível e emissão de gases poluentes. Quanto mais atrito, menos derrapagem; assim, portanto, o veículo não sai “cantando pneu” em qualquer arrancada, não desliza nas curvas e consegue frear sem travar a roda.
Estes cabos eram dispostos na diagonal conectando um lado ao outro do talão, e nesse caminho cruzando com outros cabos diagonalmente opostos, assim os pneus eram chamados de diagonais. Atualmente os cabos de aço conectam um lado ao outro do talão em linha reta, sendo então os pneus chamados de radiais. Os cabos da carcaça são fixados nos cabos de selagem, que também são chamados de arame do talão, de forma que o sentido no qual estão dispostos formam um ângulo 90° com a banda de rodagem. Os cabos são revestidos com borracha, para auxiliar na fixação desta com os demais componentes do pneu. Embora a configuração diagonal tenha entrado em desuso para veículos de passeio, sua função no pneu era a mesma dos atuais pneus radiais, suportar as tensões geradas pela pressão do ar interno.
A classificação é exibida na lateral do pneu e é uma das três classificações dadas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos. Ela é formada por camadas sobrepostas de cintas, também conhecidas como lonas. Por cima das cintas, também fazendo parte da carcaça, vai uma camada de borracha para evitar atritos internos. A carcaça do pneu é responsável por resistir à pressão, ao peso do veículo e a choques. Os pneus disponíveis na Achei Pneus indicam esses índices (veja imagem acima). Se você dirige um carro de luxo capaz de atingir velocidades mais altas, a compra de pneus UHP pode oferecer um ótimo desempenho.
Os pneus para carga também têm sulcos mais profundos e uma banda de rodagem mais resistente ao desgaste, permitindo uma vida útil prolongada. Neste caso a baixa pressão é mais interessante, bem como uma banda de rodagem pontas de aço para melhorar a aderência. A largura do pneu, desenho e profundidade dos sulcos são parâmetros da banda de rodagem e, talvez, os mais influentes no desempenho do pneu em pistas molhadas.
As principais funções dos pneus:
Nunca dirija seu carro se houver danos na parede lateral, pois há uma chance maior de falha repentina. A garantia do pneu é de até 5 anos após a compra e envolve defeitos que podem ocorrer devido a fabricação do produto. Cada processo de garantia envolve uma análise do revendedor que é passado para o fabricante que verifica a procedência ou não do defeito. Para a profundidade dos sulcos, é preciso fazer uma análise mais profunda e entender o quanto o pneu está se desgastando ao longo do tempo e a qual velocidade isso acontece.
Esses pneus são projetados para proporcionar boa aderência e dirigibilidade em superfícies asfaltadas. Os pneus radiais possuem uma banda de rodagem mais duradoura e são altamente indicados para quem vai percorrer altas velocidades. Eles garantem melhor desempenho nas curvas, além da ótima qualidade em frenagens. Como o próprio nome sugere, o pneu misto é ideal para solos asfaltados e estradas de terra.
O Goodyear Wrangler All-Terrain Adventure é a nossa dica para quem busca pneus de uso versátil e performance elevada. A finalidade das listras na circunferência dos pneus é simplesmente auxiliar na identificação, nos armazéns da fábrica ou das revendas autorizadas, da medida (tamanho) dos produtos. • Estanca o vazamento de ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.
Parede lateral
Dessa forma, é possível encontrar alguns modelos de pneus com as inscrições “M/S”, “M+S”, “MS” ou “M&S”, que significa as palavras lama e neve (mud and snow). Os códigos de identificação de pneus mais antigos, no caso, até o começo dos anos noventa, apresentavam algumas diferenças em relação aos códigos pneus para caminhões utilizados atualmente. As diferenças eram a ausência da informação da relação altura/largura, bem como da informação da capacidade máxima de carga do pneu. Além disso, também está relacionado com o tempo de resposta dos pneus às solicitações do motorista.
Para aguentar os desgastes, essa parte possui uma quantidade extra de borracha. A banda de rodagem é a única parte do pneu que fica em contato direto com o chão. Suas principais funções são resistir a atritos, evitar cortes e perfurações. Quando se acelera, freia ou direciona o veículo a resposta é dada pela banda de rodagem.
Por outro lado, a pressão alta dos pneus deixa os ativos mais “duros” e pode até levar ao estouro do pneu se passar em alta velocidade por detritos. Quando os pneus estão nas condições ideais de rodagem, você terá os resultados esperados. Porém, caso não faça uma gestão adequada e eles rodem com defeitos ou pressão desregulada, pode gerar o efeito contrário. Os pneus são um componente essencial em qualquer frota de veículos, sendo o único ponto de contato com o solo durante a rodagem, fazendo com que a sua importância ultrapasse a simples movimentação dos veículos.