É de notar que, neste exercício, é também crucial ter em conta a forma como um consumidor navega, que é totalmente errática, para não dizer caótica. Apaixonada por astrologia, resolvi jogar novas cartas para o meu futuro e me aventurar por outros caminhos além do jornalismo tradicional. Dentro da rede social, você consegue fazer buscas por palavras chaves específicas e até mesmo chegar menções a sua marca. Para completar, a plataforma pode ser implementada muito facilmente em sua empresa e, de quebra, conta com um preço bastante justo. Desde que a palavra “pandemia” tomou conta do planeta, o ecossistema de medição de audiência ficou ... A documentação transparente garante que outras pessoas possam entender e replicar a análise.
Os profissionais de marketing criaram vários tipos de conteúdo para transmitir mensagens autênticas da marca. Apesar disso, 60% dos consumidores acham que o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é o mais genuíno. 31% dos consumidores preferem as mídias sociais para compartilhar feedback sobre um produto ou serviço, seguido por e-mail em 18%. Essa previsão é baseada no fato de que 86% das empresas usaram o vídeo como ferramenta de marketing em 2021. Os profissionais de marketing também estão cientes do valor do marketing de vídeo na geração de vendas no varejo, com 92% deles vendo isso como uma parte vital da estratégia de marketing. A preocupação global com os resíduos inorgânicos contribui para o aumento do número de clientes ecologicamente conscientes.
Adote a inteligência artificial, como chatbots, para aprimorar a pesquisa de produtos e facilitar as decisões de compra. Incorporar tecnologias inovadoras pode proporcionar uma experiência mais eficiente e personalizada aos consumidores, tornando a jornada de compra mais intuitiva e satisfatória. A melhor maneira de gerar UGC envolve convidar os consumidores para participar de sua comunidade online. 62% dos consumidores disseram que estão felizes em participar de comunidades de marca e criar conteúdo para empresas em que acreditam. 54% dos consumidores querem ver mais conteúdo de vídeo de uma empresa que eles apoiam. Ao postar vídeos curtos sobre seus produtos, você não precisa depender de anúncios online para atrair clientes em potencial ou reter os existentes.

Manter atualizadas as informações sobre o comportamento do consumidor, utilizando múltiplas fontes de dados disponíveis. Se você está procurando plataformas de mídia social para promoção da marca, vale a pena considerar o Instagram. Integre plugins do Instagram em seu site WordPress e aumente o reconhecimento da marca. 86% dos consumidores preferem marcas que seguem a um concorrente, com 83% chegando a recomendar essas marcas a seus amigos e familiares. Existem seis plataformas sociais com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, enquanto 17 têm pelo menos 300 milhões de usuários ativos mensais em janeiro de 2022.
Por que é importante compreender as tendências de mercado para 2024?
Esses aspectos refletem uma mudança de paradigma no modo como as pessoas consomem, priorizando a conveniência e a eficiência nas suas compras. Embora o comportamento digital esteja em ascensão, as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. É importante compreender a jornada do cliente, analisar dados para personalizar a experiência, investir em marketing digital durante a fase de consideração, oferecer informações relevantes, facilitar o contato e incentivar revisões. O rápido crescimento das compras online criou um mercado saturado que é difícil de navegar, a menos que você acompanhe a indústria de comércio eletrônico em constante evolução.
Em segundo lugar, é essencial aprender a usar os dados internos disponíveis e partir daí para saber que informações adicionais devem ser adquiridas para entender melhor os compradores. Essa aquisição de informações deve se concentrar em dados que realmente reflitam o perfil dos buyer personas (previamente definidos), para obter resultados muito mais relevantes. De mãos dadas com o exposto e devido à complexidade do comportamento do consumidor, surge a dicotomia entre potencializar as vendas DTC (Direct to Consumer) ou expandir a penetração via marketplaces. O uso de robôs para automatizar o atendimento aos consumidores não é exatamente uma novidade. A tendência que seu negócio deve seguir é apostar ainda mais na tecnologia e aprimorar o chatbot, humanizando o relacionamento de tal forma que seu cliente quase não perceba que está falando com uma máquina. Outro motivo bem convincente é que o objetivo final é aumentar as vendas da marca, e não de um canal específico.
Para ter uma abordagem mais granular, você pode usar uma ferramenta de Análise de Tráfego e detectar mudanças nas necessidades do cliente em um determinado nível de produto ou serviço. Think with Google também oferece uma ampla variedade de relatórios gratuitos e publicações relacionadas a informações e tendências do consumidor, divididas por tipo de setor. O Google fornece alguns serviços excelentes que podem mostrar algumas das tendências relacionadas Cupom Mercado Livre à mudança de interesses dos clientes. Novamente, grandes empresas de consultoria são conhecidas por publicar regularmente dados sobre vários setores, prevendo seu crescimento ou declínio. No entanto, relatórios específicos do setor normalmente têm um custo que tende a ser elevado. Grandes empresas de consultoria como EY, PWC, McKinsey, Deloitte e outras têm relatórios anuais dedicados a megatendências, e a maioria deles fica disponível ao público.
Em 2022, como já era de se esperar, Novembro foi o mês com o maior faturamento médio por loja dos clientes edrone. Porém, surpreendentemente, Março ficou em segundo lugar, superando até mesmo os resultados de Dezembro. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar. Algumas recompensas populares do programa de fidelidade premium incluem frete grátis, descontos imediatos e ofertas online. Evite dar respostas roteirizadas, pois elas tornam as interações com o consumidor da sua empresa impessoais.
Faturamento do E-commerce no Brasil
Selecione os métodos de análise adequados com base na natureza dos dados e nos objetivos da análise. Isso pode incluir métodos estatísticos, análise de regressão ou algoritmos de aprendizado de máquina. Já o ticket médio foi diminuindo gradualmente ao longo do ano, embora as funcionalidades da #drone tenham ajudado a puxar o valor para cima. Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.
Principais tendências de comportamento de consumo brasileiro para 2024
Segundo uma pesquisa internacional da Insider Intelligence, o Brasil estava entre os 10 países com maior expectativa de crescimento no e-commerce em todo o mundo em 2022. O home office, agora comum, impulsionado por avanços tecnológicos como o GPT-4, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base nesse formato de trabalho remoto. Estamos numa época em que as histórias contadas em todo o mundo estão sempre mudando.